quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONTROLANDO O ESTRESSE

Quem é capaz de controlar todas as situações do dia-a-dia?
 Ninguém!






Porém, o que você PODE e DEVE fazer é controlar as respostas do seu corpo aos desafios à sua frente, e para ajudar a lidar com estes dias aflitos podemos fazer o seguinte:


DORMIR

Por mais contraditório que possa parecer, os cientistas já provaram que dormir ajuda a resolver problemas. Isso porque seu cérebro não pára e, durante o sono, ele se sente mais livre para procurar novas conexões neurais. Nunca subestime o poder solucionador que uma rápida soneca é capaz de oferecer.


ALIMENTAR-SE DIREITO

Depois daquela discussão, o menos recomendável é sair para um cafezinho: o café é um estimulante do sistema nervoso e irá aumentar seu nível de irritação, dando mais combustível para outra meia hora de bate-boca. O melhor para manter o equilíbrio é tomar bastante líquido o dia inteiro e seguir uma rotina alimentar baseada em frutas, vegetais, legumes e carnes brancas.


EXERCITE-SE

Pode parecer repetitivo, mas os problemas não são assim também? Está provado que os exercícios melhoram a saúde física e mental.



TENHA HOBBIES

Um hobby pode ser classificado como algo que relaxa e distrai, ao mesmo tempo em que estimula e organiza seu mundo interior. Desenhar, praticar jardinagem, tocar algum instrumento musical ou conversar com velhos amigos (e fazer outros novos) são bons exemplos.

MIME-SE

Você guardou tanto para aquele carro, porque não faz o mesmo esforço para presentear-se com uma viagem ou três dias em um SPA?

 

ESTIMULE A MENTE

Uma situação estressante não é uma ameaça, mas um desafio para o seu raciocínio. Considere seu cérebro como o músculo mais especializado do seu corpo. Não o deixe atrofiar por falta de estímulo!

CABEÇA ERGUIDA

Caiu? Levante. Errou? Peça desculpas e siga em frente. Olhe atentamente: o mundo está sob seus pés, não sobre seus ombros.


PROCESSE AS EMOÇÕES

Ao sentir uma emoção forte que poderá repercutir sobre você de modo negativo, guarde-a para si por alguns segundos, minutos, horas ou mesmo dias, até ser capaz de fazer uma análise mais racional do que ocorreu. Exteriorizar o que você está sentindo não é o mesmo que despejar um caminhão frustrações sobre o primeiro vivente que cruzar seu caminho.



E ACREDITE EM ALGO! A vida não tem sentido se não crêemos em nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário